Mini mercados invadem condomínios
Em busca de comodidade e facilidade, condomínios apostam em minimercados para driblar a alta dos combustíveis, os congestionamentos e as filas dos supermercados.
Uma pesquisa feita pelo Summit Mobilidade em 2019, o brasileiro gastava, em média, duas horas e sete minutos (2h:07min) em trânsito ao se deslocar para as atividades básicas. Isso equivale a mais de 30 dias do ano perdido preso dentro de carros e ônibus.
Ainda recentemente os preços dos combustíveis sofreram altas constantes e elevadas, totalizando um reajuste de mais 50% em um ano. O aumento de preço eleva o custo de todos os bens e serviços, mas é especialmente sentido no custo do deslocamento da população.
Por essa razão os minimercados estão sendo a melhor opção para levar facilidade aos moradores, sem gastar os escassos recursos da administração, já que a implantação e manutenção não tem custo para o condomínio.
Funcionado 24 horas, 7 dias por semana, os minimercados funcionam de forma autônoma, onde o próprio morador pode realizar a sua compra sem auxílio de funcionários. Esse modelo de honest market (mercado honesto) garante maior segurança aos moradores, pois que não necessita a entrada de pessoas estranhas para dentro do condomínio, além de possibilitar atendimento 24 horas.